sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween com Pudim de Abobora



Hoje é dia do halloween ou dia das bruxas como se diz em portugal.E decidi colocar uma receita que a minha sogra fez ha uns 15 dias e nunca tinha provado, até nem sou grande apreciadora de doces com abobora (tirando os filhoses de natal) mas o pudim estava bom um pouco doce mas pode-se sempre cortar no açucar e ate no leite condensado é uma ideia ideal para esta altura do dia das bruxas :)

Ingredientes:
1 chavena (chá) de açúcar;
1 lata de leite condensado;
2 vezes a mesma medida de abóbora cozida e desmanchada;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1/2 chávena (chá) de leite;
3 ovos.

Modo de Preparo:

Caramelize uma forma para pudim com o açúcar e reserve. Misture bem o leite condensado com a abóbora e leve-os ao lume no minimo, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela, por aproximadamente 25 minutos. Retire do fogao, junte a manteiga, a farinha dissolvida no leite e as gemas e misture bem. Por último, adicione as claras batidas em castelo, misturando levemente com as varas de arame. Despeje na forma caramelizada, cubra com papel-de-alumínio e cozinhe em banho-maria, na panela de pressão, por 15 minutos. Desenforme depois de frio.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Lombo com castanhas



Hoje proponho uma receita deliciosa e que sabe muito bem com a fruta da estaçao - as castanhas. Um familiar deu-me umas castanhas assei umas no forno e como aida tenho algumas penso fazer esta receita no fim de semana, aqui vai a sugestao:
1 1/2 kg de carne de porco lombo

6 dente(s) de alho

3 cebola(s)

1 cubo(s) de caldo de galinha

5 colher (sopa) de polpa de tomate

q.b. de sal

10 grão(s) de pimenta em grão

4 cravinhos

1 ramo(s) de alecrim

q.b. de rosmaninho

1 colher (sobremesa) de tomilho

q.b. de anis estrelado

150 gr de banha

1/2 Lt de vinho branco

2 dl de água

1 kg de castanhas

1.Dentro de um pyrex que possa ir ao forno e á mesa, tempere o lombo de porco com os alhos picados, a polpa de tomate, o sal, a pimenta, o tomilho, o rosmaninho, o alecrim, os cravinhos, a pimenta em grão, o aniz estrelado e o vinho branco.Deixe marinar assim algumas horas.

2.Antes de levar o lombo a assar, adicione a banha, o cubo de galinha desfeito em 2 dl de água e as cebolas cortadas em quartos.

3.Leve a carne a assar em forno pré aquecido 200º C, durante 1Hora ou 1,30 hora. A meio da assadura introduza no molho as castanhas descongeladas.Se for necessário deite mais um pouco de vinho branco para o molho nunca secar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Batatas Duquesa




Desta vez sugiro-vos um acompamnhamento que é fantastico sobretudo as crianças adoram porque tem optimo aspecto e atractivoe saudavel!!
A imagem tirei google, mas aqui vai a receita

Prepara-se um puré de batata com mais ou menos 750 g de batatas, de maneira que fique bastante seco. - tambem se pode utilizar pure instantaneo
Tempera-se de sal, pimenta e noz moscada.

Fora do lume junta-se 50 g de margarina, 3 gemas e 2 ovos inteiros.

Mexe-se até obter uma massa bem homogénea e moldam-se bolinhas ou outras formas a gosto. - eu faço com saco de pasteleiro mas há pessoas que nao têm então podem fazer colheradas ou pedacinhos do puré

Com a ajuda de 1 garfo podem fazer-se riscos nas bolinhas para ficarem com melhor aspecto.

Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno e pincelam-se com gema de ovo.

Vão ao forno mais ou menos 10 minutos para secar.

Nao têm um aspecto maravilhoso?? Pode-se acompanhar tanto com carnes ou com peixes assados que fica muito bom,e se for com pure instantaneo é muito rapido!

Agora vou tentar postar no meu blog 5 vezes por semana vamos ver se tenho tempo para isso !

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Arroz Doce para começar




Olá!!! Sei que possivelmente nao me conheçem eu iniciei um blog ha muito tempo mas tive que terminar com ele logo que me casei pois nao tinha tempo.

Cerca de 2 meses depois decidi regressar a divulgar uma grande paixao a culinaria. Para começar uma receita bem portuguesa. Arroz doce.





Arroz Doce

Ingredientes:

100 g de arroz carolino


1 casca de limão


1 colher de sopa de manteiga 1 pau de canela


1/2 colher de café de sal


5 decilitros de leite


125 g de açúcar


4 gemas de ovos


canela em pó





Confecção:


Coza o arroz em três vezes o seu volume de água, juntamente com a casca de limão, a manteiga, o pau de canela, e o sal. Quando o arroz estiver cozido escorra a água que ficou e adicione o leite quente, pouco a pouco, mexendo sempre. Quando o arroz tiver absorvido todo o leite, retire-o do lume e junte-lhe imediatamente o açúcar e as gemas. Deite o arroz-doce em travessas ou pratinhos e enfeite com canela em pó.



Nota: Antes de juntar o leite e o açúcar o arroz tem de estar completamente cozido.